Transparência em Negócios Imobiliários

Blog Dourada

6 de abril de 2022

< Como funciona o processo de locação de uma casa?

Alugar um imóvel faz ou vai fazer parte da vida de boa parte das pessoas. Mesmo que o seu objetivo seja o de adquirir uma casa própria no futuro, é possível que até ter as devidas condições, você precise optar pelo aluguel. Essa situação ocorre também em casos em que o indivíduo necessite alugar um imóvel comercial para o seu negócio.

            Caso você tenha o privilégio de não precisar lidar diretamente com aluguel, é possível que alguém próximo peça seu auxílio para locar um imóvel. No final das contas, não tem como fugir desse tópico, e quanto mais informado você estiver sobre o assunto, maior será a sua bagagem de conhecimento para quando este momento surgir.

            O blog da Dourada de hoje traz a você algumas informações pertinentes para lhe auxiliar a compreender melhor como funciona o processo de locação de um imóvel e tirar todas as dúvidas mais comuns sobre o assunto.

            O primeiro passo, pode parecer um pouco óbvio mas necessário, é o de escolher o imóvel que melhor se adapta às suas necessidades, casa ou apartamento? Considere as vantagens e desvantagens de cada um e veja qual deles é o espaço ideal para viver.

            Após escolher o imóvel perfeito, realize visitas ao local e ao bairro para conhecer e verificar se oferece o que você precisa e tem fácil acesso aos locais que você mais frequenta: Trabalho, casa de familiares, academia, etc. Tire todas as dúvidas com o seu corretor de imóveis e com a imobiliária responsável. A segurança da região também é um fator a ser estudado antes de efetuar a escolha.

            A seguir, faça as contas e realize um planejamento, verificando se os custos do imóvel se enquadram nos seus rendimentos. Lembre-se que os gastos com moradia, não devem ultrapassar os 30% dos rendimentos mensais de uma pessoa ou família. Atente-se para o fato de estar sempre em dia com os valores do aluguem para evitar multas e outros encargos.

            Fique atento ao contrato e a lei do inquilinato. Claro que se você tiver o auxílio de uma imobiliária, esta parte ocorrerá de forma tranquila, bastando apenas esclarecer as dúvidas pertinentes e estar dentro das questões importantes. Lembre-se que as partes envolvidas, devem seguir as condições do contrato para evitar aborrecimentos. Nunca é demais realizar uma boa leitura de todos os itens referentes ao contrato e a lei do inquilinato.

            Na internet você encontra informações completas com explicações detalhadas sobre cada tópico deste documento, tornando mais simples este processo. A lei do inquilinato é de extrema importância para o bem estar do inquilino, da parte locadora e da imobiliária, se atente aos seus detalhes, pois implicam em deveres e direitos de todos os envolvidos.

            Esteja em dia e ciente de todos os detalhes da locação de um imóvel, para sua estadia ser a mais tranquila e agradável possível. Sempre que tiver dúvidas, contate sua imobiliária ou corretor responsável.


Categorias:

Deixe o seu comentário!