Transparência em Negócios Imobiliários

Blog Dourada

15 de março de 2022

< Como utilizar a Arquitetura Sustentável no seu projeto

O mundo da arquitetura e da decoração é permeado por tendências, e como qualquer uma, costumam mudar com o tempo. Com a preocupação cada vez maior com causas ambientais, ela também foi inserida neste contexto. Você já ouviu falar desse termo?

            A arquitetura sustentável é trabalhada de forma a integrar o meio ambiente causando o menor impacto possível. É possível colaborar com o bem-estar da natureza utilizando materiais de construção recicláveis, estruturas pré-moldadas e até mesmo o uso de energia solar.

            Atualmente a arquitetura sustentável atua quase como uma regra nas construções. Pois um imóvel sustentável é bem visto e valorizado não só pelo benefício ao meio ambiente, mas pela qualidade de vida que pode oferecer aos seus moradores.

            Pode ser uma surpresa para você, mas o Brasil está em 4° lugar quando o assunto é arquitetura sustentável. Isso mesmo, estamos atrás apenas dos EUA, China e dos Emirados Árabes. E com a publicidade que este tema gera, a demanda por construções sustentáveis vem aumentando cada vez mais.

            Com as devidas adequações, qualquer projeto pode ser adaptado para a arquitetura sustentável. Hoje a Dourada traz para você algumas dicas de como você pode utilizar esta tendência em seu projeto.

1 Apostar em soluções tecnológicas

            A tecnologia contribuiu muito para apresentar soluções ecologicamente corretas como revestimentos à base de materiais recicláveis, sistemas de iluminação inteligente, pisos que se assemelham a madeira, lâmpadas econômicas, materiais de construção ecológicos. Tudo para facilitar na hora de optar pela arquitetura sustentável.

2 Fique sempre atento à legislação vigente

            Atualmente existem leis que protegem o meio ambiente na construção civil. É muito importante estar a par de cada uma delas para evitar erros que podem trazer multas e prejuízos, além de poder contar com insights sobre adaptações sustentáveis para o seu projeto em andamento.

3 Trabalhe com soluções que contribuam com a natureza

            Devido ao momento em que estamos, os recursos naturais estão a cada dia se exaurindo mais. Por isso, é essencial preservar o meio ambiente ao máximo, provocando o mínimo de impactos negativos.

            Uma ideia que pode contribuir para o seu projeto e com a natureza, é a construção de uma cisterna para captar água da chuva e assim reutilizá-la para uso nas limpezas domésticas, o que pode trazer diminuição de desperdício e preservação do nosso recurso mais precioso, a água.

            Outra possibilidade é reutilizar materiais de construção de outras obras, como construções demolidas, obras antigas da sua casa ou dos seus amigos e familiares, indo contra o desperdício de material. Claro que isso deve ser feito desde que estes materiais estejam em boas condições. Importante sempre verificar a possibilidade de reutilizar.

            Hoje em dia há muito material disponível e imagens de projetos já realizados para você se inspirar, com certeza você vai encontrar as melhores soluções para o seu projeto de arquitetura sustentável.


Categorias:

Deixe o seu comentário!