Transparência em Negócios Imobiliários

Blog Dourada

20 de outubro de 2020

< Financiamento imobiliário: conheça os principais tipos que existem

Um dos maiores sonhos de muitos é a compra da casa própria. No entanto, mesmo com anos de dedicação e economia, grande parte das pessoas precisa recorrer a um financiamento imobiliário para concretizar essa conquista.

Assumir um compromisso tão duradouro, porém, requer pesquisa, planejamento e conhecimento. É por isso que, neste artigo, você vai conhecer os principais tipos de financiamento imobiliário que podem te ajudar na realização de seu sonho.

Financiamento com a construtora

Esse é o tipo de financiamento ideal para investidores ou para aqueles que desejam um imóvel a longo prazo. Isso porque, nesse caso, você irá investir em um projeto, uma propriedade ainda na planta ou em construção.

Para quem opta por um imóvel de valor mais alto ou tem a intenção de quitar o financiamento em poucas parcelas, é modelo é indicado. É preciso estar atento, no entanto, aos juros anuais e ao IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), que podem elevar o custo final.

SFH ou Sistema Financeiro de Habitação

Esse modelo é um dos mais comuns quando se trata de financiamento imobiliário. Ele é desenvolvido pelo Governo Federal e possui um limite de R$ 585 mil. O financiamento também conta com um prazo máximo para sua quitação, que é de 35 anos.

Nesse caso, o pedido de financiamento precisa ser realizado por uma Pessoa Física e o total de renda comprometida não pode ultrapassar 30% do rendimento mensal dessa pessoa.

SFI ou Sistema de Financiamento Imobiliário

Outra iniciativa do Governo Federal, nesse tipo de financiamento, não há limite de valores para a avaliação do imóvel. No entanto, o valor máximo coberto por esse modelo fica entre 80% e 90% do total do imóvel.

A taxa de juros e o prazo para quitação das parcelas variam de acordo com a instituição financeira contratada. No entanto, o pagamento total do financiamento precisa ser realizado em até 35 anos.

Esse modelo está disponível tanto para Pessoas Físicas quanto Jurídicas e não possui limite para comprometimento da renda mensal de seu beneficiário.

Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida é um programa federal criado em 2009. Ele tem por objetivo facilitar o financiamento imobiliário de pessoas com baixa renda.

É importante destacar que esse tipo de financiamento inclui quatro categorias, que levam em consideração a renda de cada família e possuem critérios e benefícios diferentes, assim como taxas de juro anual distintas.

Neste modelo, o prazo máximo para quitação do financiamento é de 360 meses e o beneficiário pode utilizar seus FGTS para amortização. Há, também, um limite para o valor total do imóvel, que varia de acordo com a cidade do país.

Depois de todas as informações deste artigo, você provavelmente percebeu que seu sonho da casa própria pode estar mais perto do que imagina. E a Imobiliária Dourada quer te ajudar nessa conquista!

Visite nosso site e conheça todas as opções de imóveis que disponibilizamos. Nossos atendentes estão sempre prontos a te atender e sanar todas as dúvidas que podem surgir no processo.


Categorias: Sem categoria

Deixe o seu comentário!