Transparência em Negócios Imobiliários

Blog Dourada

7 de março de 2024

< Termos do mercado imobiliário

Ao buscar um imóvel para compra ou aluguel, é comum que você se depare com uma série de termos específicos do mercado imobiliário. Compreender esses termos é fundamental para garantir uma negociação segura, informada e com melhores resultados. Neste artigo, apresentaremos alguns termos comumente utilizados no mercado imobiliário, a fim de ajudá-lo a tomar decisões mais informadas.

IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano): Esse é bem conhecido. Trata-se do imposto cobrado pela prefeitura, com o objetivo de arrecadar recursos para o município. O valor do IPTU varia de acordo com as características do imóvel, como tamanho e localização.

ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis): É um imposto pago quando há transferência de propriedade de um imóvel. O seu valor é calculado sobre o valor total do imóvel e varia de acordo com a legislação municipal.

Matrícula do imóvel: É um documento registrado no Cartório de Registro de Imóveis que contém informações sobre a propriedade, como histórico de proprietários, características físicas e obrigações legais, como hipotecas ou ônus.

Habite-se: É um documento emitido pela prefeitura, após a verificação de que a construção está de acordo com as normas e regulamentos municipais. O habite-se é necessário para comprovar que o imóvel está apto a ser habitado ou utilizado.

Contrato de locação: É o documento que estabelece os termos e condições para o aluguel de um imóvel. Ele inclui informações como duração do contrato, valor do aluguel, regras de devolução do imóvel e obrigações do locador e do locatário.

Financiamento imobiliário: É uma modalidade de crédito destinada à compra de imóveis. O financiamento é realizado por instituições financeiras e possui diferentes condições, como taxa de juros, prazo de pagamento e valor da entrada.

Contrato de compra e venda: É o documento que formaliza a transferência de propriedade de um imóvel. O contrato estabelece os direitos e obrigações tanto do vendedor quanto do comprador e precisa ser registrado em cartório para ter validade legal.

Juros de mora: São os juros cobrados em caso de atraso no pagamento de parcelas de um financiamento ou aluguel. Geralmente, os juros de mora são estabelecidos em contrato e podem variar de acordo com a taxa definida pela instituição financeira ou locador.

Ao entender esses termos, você estará mais preparado para realizar negociações imobiliárias de forma segura e informada. Sempre que tiver dúvidas, busque a orientação da Imobiliária Dourada, que poderá auxiliá-lo em todo o processo e esclarecer quaisquer termos específicos ao contexto do mercado imobiliário.


Categorias:

Deixe o seu comentário!