Transparência em Negócios Imobiliários

Blog Dourada

8 de agosto de 2022

< Importância do laudo de vistoria ao comprar ou alugar um imóvel

O laudo de vistoria é uma parte burocrática, mas de extrema importância no momento de comprar ou alugar um imóvel. Consiste no processo de análise e documentação de toda a infraestrutura do imóvel a ser vendido ou locado.

Este documento vai trazer de forma escrita e com validade jurídica, as condições reais de conservação da propriedade e se o imóvel escolhido é apropriado para o fim que se destina.

            Com a elaboração do laudo é possível encontrar problemas na residência que podem fazer com que você mude de ideia antes de assinar um contrato.

            O registro da vistoria é produzido por profissionais, muitas vezes indicados pela imobiliária, durante e após o fim do contrato, no caso de locação.

            Este ato é um direito do inquilino ou comprador e não pode ser cobrado, sendo um dever da imobiliária ou do vendedor do imóvel disponibilizar este serviço.

            A importâncias deste documento consiste na certeza e comprovação em documentos, de que o cliente está pagando pelo que escolheu. Será um método de segurança para os envolvidos no contrato de aluguel ou venda.

            No caso da locação de um imóvel, quem estiver locando deve entregá-lo em boas condições seja para moradia ou finalidade comercial. Já o inquilino deve entregar o imóvel, ao final do contrato, nas mesmas condições das quais ele recebeu quando assinou o contrato.

            Durante a realização da vistoria, quanto mais detalhes forem documentados, melhor. É indicado realizar registros em foto, vídeo e descrições detalhadas sobre cada pormenor para que nada passe em branco ou abra margem para conflitos de interpretações. E antes de assinar o documento, ao final da vistoria, é necessário confirmar, mais uma vez, se as informações trazidas estão corretas.

            O interessado no imóvel pode realizar sua própria vistoria para confirmar as informações registradas no documento. Este é o momento de contestar qualquer divergência entre a situação encontrada e a apresentada no laudo.

            Em relação ao que é verificado e registrado em um laudo de vistoria, o responsável deve seguir um cronograma de itens a serem avaliados em seus mínimos detalhes, como a fiação, encanamento, acabamentos, vidros, mobílias (se tiver) e a pintura do imóvel. É ele quem poderá indicar problemas na estrutura referentes a vazamentos e infiltrações, que poderão atrasar a mudança do cliente para o imóvel.

            Ao final da vistoria, será preciso constar na documentação as imagens do imóvel, as conclusões do vistoriador sobre as suas condições e a assinatura do proprietário e inquilino, para provar que estão de acordo com o que foi constatado.

            Importante lembrar que o laudo de vistoria, só terá validade jurídica, se estiver anexado junto ao contrato de locação. Apenas dessa forma é que as divergências do laudo e da realidade do imóvel poderão ser questionadas juridicamente.

            O laudo de vistoria é um documento bastante detalhado, justamente para resguardar todas as partes envolvidas em uma transação imobiliária, e para garantir a segurança para compradores e vendedores.

            Por isso, ao adquirir um imóvel próprio ou alugado, exija que um laudo de vistoria seja realizado, este documento será a sua segurança e a de todos os envolvidos no processo.

            Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando o blog da Dourada para mais informações e dicas sobre o mercado imobiliário.


Categorias:

Deixe o seu comentário!