Transparência em Negócios Imobiliários

Blog Dourada

8 de setembro de 2022

< Termos e siglas do mercado imobiliário para você se familiarizar

O mercado imobiliário é cheio de termos e siglas que podem ser complicados para quem não está familiarizado com o dia-a-dia de quem atua na área. Mas conhecer alguns desses termos pode ser muito útil para se aprofundar mais na temática.

            Foi pensando nisso que a Dourada preparou hoje um conteúdo especial para você compreender algumas das principais expressões do mercado imobiliário em ordem alfabética. A seguir conheça mais sobre o assunto.

Alienação fiduciária

Ocorre quando um imóvel é utilizado como garantia de empréstimo ou financiamento. Esta condição é utilizada em contrato com bancos que fica em posse do imóvel comercial ou residencial até que a dívida seja paga. Caso ocorra inadimplência, o banco pode encaminhar o imóvel para leilão.

Amortização

De forma simples, podemos dizer que a amortização é o pagamento total ou de parte de uma dívida. Pode ser feita através do adiantamento de parcelas diminuindo assim o valor da dívida total. Para quem deseja pagar a dívida com menos juros é uma ótima opção pois os juros ocorrem sobre um valor menor.

Broker

Apesar do termo em inglês, ele tem a função de nomear o corretor de imóveis. Este profissional intermedia todas as transações de compra, venda, locação ou administração de imóveis.

Caução

É uma outra forma de garantia, modalidade mais utilizada em aluguéis no país. Pode ser realizado na forma de depósito bancário ou cheque para assegurar o compromisso de pagamento dos valores devidos.

CRECI

É a sigla utilizada para denominar o Conselho Regional de Corretores de Imóveis. A instituição é responsável por orientar e fiscalizar a atuação dos corretores de imóveis. Para cada profissional é atribuído um número que corresponde ao seu registro profissional provando que o corretor realizou um curso de especialização para atuar na área de maneira legalizada. Todo corretor de imóveis deve ter o seu registro e número de CRECI.

Escritura

Este documento valida o ato jurídico entre uma ou mais pessoas, no âmbito imobiliário, a escritura formaliza uma negociação de compra e venda. Para ter validade é essencial que a escritura seja assinada diante de um Tabelião de Notas.

IGMI-C e IGMI-R

            Correspondem ao Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial e Residencial. São indicadores de evolução nos preços tanto de imóveis comerciais (IGMI-C) quanto residenciais (IGMI-R). Esse índice é calculado regularmente levando em conta informações das empresas, laudos de imóveis entre outros.

ITBI

            É o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, é cobrado por municípios e pago pelo comprador no momento em que é realizada a transferência de um imóvel. A taxa é calculada sobre o valor do imóvel e varia de região para região e de cidade para cidade.

Matrícula do Imóvel

            Consiste no número de identificação da propriedade gerado após a regularização do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis. Neste documento constam informações como o histórico de compra e venda do imóvel, localização e tamanho.

Permuta de imóveis

Ocorre quando alguém troca um imóvel por outro. Essa troca pode ser realizada com ou sem a necessidade de pagamento para completar o valor de um imóvel mais caro.

Vistoria do Imóvel

            Como já mencionamos em um dos nossos últimos blogs, a vistoria é a inspeção de um imóvel realizada tanto na modalidade de venda quanto de locação, para garantir que suas condições estejam de acordo com o que foi estipulado em contrato. Essa atividade só pode ser realizada por um profissional A vistoria também é exigida pelos bancos antes de disponibilizar um financiamento imobiliário.

            Gostou de conhecer mais sobre alguns dos termos e siglas mais utilizados na área imobiliária? Continue acompanhando o blog da Dourada para ter acesso a mais informações como essa.


Categorias:

Deixe o seu comentário!